quarta-feira, 29 de outubro de 2008

NENHUMA BOA OBRA


Nenhuma boa Obra

“…Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal a seu servo, fazendo cair a maldade de Nabal sobre a sua cabeça. Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher…” (1Sm.25:39)

Deus os abençoe ricamente, nestes dias frios, é sempre bom buscar um lugarzinho escondido de tudo e de todos e ter nas mãos um livro que nos leve a uma viagem de conhecimento e de pesquisas.

Nada melhor do que ter uma caneca com uma boa porção de um café forte meio amargo para sustentar esta viagem; nestes dias porém, não tenho tomado meu habitual cafézinho devido a um propósito que estou fazendo com Deus, tenho trocado meu companheiro por uma porção de chá, e, é impressionante os mais variados sabores que tenho experimentado ultimamente, amigos de todas as partes estão me mandando chás diferentes e atpe exóticos, e tem me esquentado nestas tardes e noites gélidas, aqui fica meu agradecimento a todos de coração.

Hoje não está sendo diferente, com minha caneca verde esfumaçando um chá de canela com baunilha que ganhei de um leitor meu a alguns dias atras, sem nenhuma gota de açucar, estive pensando em coisas do tipo que ouvi quando estava estudando Administração Pastoral, no curso de Bacharel em teologia que fiz a anos atras, sobre uma autora de peças teatrais e tambem membro do Congresso dos EUA, o nome dela é Clare Boothe Luce, infelizmente já falecida, ela disse a seguinte frase: “…Nenhuma boa obra ficará sem punição…”

Ao ouvir isto me pareceu muito radical, conclui meu curso sem concordar muito com esta frase, mais hoje ao olhar o texto de Primeira de Samuel capitulo vinte e cinco, notei que esta frase não está tão fora da realidade, e sim que tem um sentido muito profundo em nossas vidas, temos caminhado fazendo o bem e nos parece que isto incomoda não somente as hostes espirituais, mais tambem o nosso próximo.

Ao lermos o texto encontramos a Davi que em breve se tornaria o rei de Israel, teve a experiencia amargaque confirma esta idéia. Enquanto se escondia de Saul, ele e seus homens vigiaram as terras e um homem muito rico por nome de Nabal (Nabal significa Loucura). Mais tarde porem, quando Davi pediu um favor a Nabal, foi tratado com desprezo. E o amargo inevitável da injustiça e da reação de uma ação tão deploravel foi imediato que a resposta de Davi foi: “…Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem…” (v.21)

Antes que davi pudesse se vingar, a esposa de Nabal interveio e evitou que Davi agisse de forma imprudente. Pouco depois, Deus feriu a nabal e ele morreu (v.38). Então Davi louvou a Deus por te-lo impedido de praticar o mal e por ter feito “… com que a maldade de nabal recaisse sobre a sua própria cabeça…” (v.39).

Estava hoje pela manhã em meu devocional, pensando nas maldades com que temos sido atacados nos últimos dias e meses, as desolações que temos sofrido, apesar de todas as bondades que temos feitos, traições entre amigos etc… e quem sabe se voce tambem já não teve uma experiencia como esta, na qual a bondade foi pga com ingratidão, um presente generoso foi visto como uma obrigação,atos amáveis foram interpretados como uma tentativa de controle; ou ainda conselhos bem intencionados foram recebidos com desdém.

Me lembro que um dia fui fazer um aconselhamento a um casal que estava em crises, e fui ferozmente atacado, com palavras e açoites verbais que nunca jamais me esqueci deles, graças a Deus ao menos o casamento se salvou rsrs.

A história de davi nos lembra que, mesmo quando parece que somos retribuidos com maldade por fazer algo de bom, não devemos tomar as coisas nas nossas próprias mãos. Podemos deixar os resultados com Deus.

“…Um dia, Deus vai corrigir toda a injustiça…”

Deus os abençoe ricamente



Pr.Dr. Wagner Teruel
Phd.Db.Dee.thb/Lic
Diretor do ITS
www.itsteologia.net

Voce pediu ela voltou!!!
CBT – Curso Básico de R$45,00 por apenas R$25,00
CMT – Curso Médio de R$65,00 por apenas R$40,00
THB/LIC – Curso de Bacharel de R$85,00 por apenas R$55,00

Mais atenção apenas 10 vagas para presencial ou a distancia via internet
Increva-se já www.itsteologia.net

Nenhum comentário: